Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam mistos no pregão desta sexta-feira, com a divulgação da recuperação do setor de serviços da China.
“Esperamos que o setor de serviços ao consumidor da China lidere a recuperação da reabertura, como aconteceu em outros países. As famílias acumularam excesso de poupança e demonstraram vontade de consumir à medida que as restrições são removidas”, comentam os estrategistas da Pantheon Macroeconomia. “Acreditamos que o setor imobiliário continuará sendo um entrave ao crescimento no primeiro semestre, mas esperamos um aumento gradual nas vendas de casas, liderado por grandes cidades e desenvolvedores de alta qualidade”.
Outra notícia da China vem do relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o país. “Projetamos que o crescimento econômico da China aumente de 3% em 2022 para 5,2% em 2023, impulsionado por uma recuperação do consumo privado em meio à reabertura antecipada na China”, afirma o documento.
Já do lado do Japão, a inflação que está em ritmo de alta chama a atenção e trazem mais preocupação. “As pressões de custo também permaneceram elevadas, em grande parte devido ao aumento do custo do combustível. Esses eventos, e o limite que eles podem assumir para o crescimento, tornou as empresas um pouco menos otimistas sobre as perspectivas do que têm sido ultimamente”, disse Andrew Harker, diretor econômico da S&P Global Market Intelligence.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,40%, 27.511,6 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -1,17%, 21.702 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,68%, 3.263,41 pontos
Kospi (Seul): +0,47%, 2.480,4 pontos
Confira abaixo a variação na semana:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,47%
Hang Seng (Hong Kong): -4,18%
Xangai Composto (Xangai): -0,04%
Kospi (Seul): +0,15%
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels