Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão majoritariamente em leve alta nesta quinta-feira, depois da decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), aumentar em 25 pp a taxa de juros, que agora está na faixa de 4,5% e 4,75%.
“Este foi um sinal verde que o mercado poderia comprar sem sentir que está lutando contra o Fed. Powell aparentemente descartou condições financeiras mais fáceis como uma preocupação”, disseAli Hassan, gerente de portfólio e diretor administrativo da Thornburg Investment Management.
O próximo grande banco central a anunciar sua taxa de juros é o Banco Central Europeu (BCE), cuja divulgação será hoje (2), às 10h15.
O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 0,2%, impulsiondado pelas ações dos eletrônicos e tecnológicos. “O Nikkei foi impulsionado pelas ações de tecnologia, mas no geral o mercado não estava forte”, disse Chihiro Ohta, gerente geral assistente de pesquisa de investimentos e serviços ao investidor da SMBC Nikko Securities.
O Kospi, da Coreia do Sul, foi o que teve o melhor desempenho, com alta de 0,78%, com valorizações das ações dos setores de cosméticos, chips e internet. A bolsa de Xangai fechou praticamente estável, com leve alta de 0,02%. O único índice que fechou em queda foi o Hang Seng, de Hong Kong, com desvalorização de 0,52%. O banco central do território aumentou suas taxas de juros em 25 pp ontem (1), com o receio de uma alta na inflação.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,20%, 27.402,05 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -0,52%, 21.958,36 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,02%, 3.285,67 pontos
Kospi (Seul): +0,78%, 2.468,88 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels