Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta quarta-feira em campo misto, após novos dados mostrarem uma queda na inflação da zona do euro, enquanto os investidores aguardam a divulgação das novas taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
O sentimento é de cautela, à medida que os mercados seguem na expectativa de que o Fed elevará as taxas básicas de juros de forma mais moderada ao longo de 2023. Em meio a sinais de desaceleração da inflação nos Estados Unidos, a previsão é que o banco central aumente juros em 0,25 ponto percentual (pp) nesta tarde, depois do ajuste de 0,50 pp em dezembro.
Já na Europa, uma série de dados econômicos e os últimos comentários agressivos dos formuladores de políticas do Banco Central Europeu (BCE) ajudaram a consolidar as apostas de dois aumentos de 0,50 pp, um amanhã e o outro em março.
Os investidores acompanharão de perto os discursos de Jerome Powell, presidente do Fed, e de Christine Lagarde, chefe do BCE, em busca de pistas sobre o quanto os bancos centrais ainda precisarão elevar as taxas de juros para conter a inflação.
“Os investidores aguardam que o presidente do banco central comente alguma pista sobre o possível ‘levantamento’ do aperto da política monetária , embora seja provável que não seja até o final do primeiro semestre, quando eles farão um balanço melhor”, diz o analista de mercado do IG, Diego Morin.
Os mercados receberam bem os novos números do índice de preços ao consumidor da zona do euro. A inflação no bloco caiu para 8,5% em janeiro, abaixo dos 9,2% registrados em dezembro, segundo dados preliminares divulgados hoje pela Eurostat.
“A queda de janeiro na inflação nominal deve ser encarada com cautela, porque um ‘problema de processamento de dados’ significava que os dados da Alemanha precisavam ser estimados e, portanto, poderiam não ser confiáveis. De qualquer forma, o ponto chave é que o núcleo da inflação permaneceu em um nível recorde, então o BCE permanecerá muito hawkish”, aposta o economista sênior da Capital Economics, Jack Allen-Reynolds.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,14%, 7.761,11 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +0,36%, 15.177,83 pontos
CAC-40 (Paris): -0,17%, 7.073,50 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,39%, 26.703,9 pontos
IBEX-35 (Madri): +0,80%, 9.096,60 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,85%, 11.190,30 pontos
PSI-20 (Lisboa): +0,30%, 5.903,79 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA