O setor privado dos Estados Unidos criou 106 mil vagas de trabalho em janeiro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 190 mil vagas. O número de vagas criadas em dezembro foi revisado para cima, de 235 mil para 253 mil.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, fecharam 75 mil vagas em janeiro. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 64 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 128 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – fechou 3 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 109 mil. Entre os segmentos
industriais, as manufaturas criaram 23 mil vagas em janeiro, as empresas de extração e mineração fecharam 2 mil postos de trabalho e o setor de construção encerrou 24 mil posições.
Em janeiro, vimos o impacto das interrupções relacionadas ao clima no emprego durante nossa semana de referência, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP. As contratações foram mais fortes nas outras semanas do mês, em linha com a força que vimos no final do ano passado.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels