O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial da Alemanha subiu para 47,3 pontos em janeiro, de 47,1 pontos em dezembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo S&P Global. O índice veio levemente acima das previsões do mercado, que era de 47 pontos.
Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores
apontam contração.
“Houve pressão descendente sustentada sobre os níveis de produção no início do ano, particularmente no setor de bens de consumo, que sentiu os efeitos de uma forte redução na demanda de insumos. Ainda assim, os níveis de produção continuaram suportados pela conclusão de pendências de trabalho, que, por sua vez, foram ajudados pelo alívio dos gargalos de abastecimento”, afirma Phil Smith, diretor da S&P Global.
“A redução nas restrições da cadeia de suprimentos, conforme evidenciado, melhorou os prazos de entrega de materiais e componentes nos últimos meses. As empresas já não sentem a necessidade de manter os estoques de segurança de insumos, que foram amplamente inalterados em janeiro após 15 meses de crescimento”, conclui Smith.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels