O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China subiu para 49,2 pontos em dezembro, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Em novembro, o índice havia registrado 49 pontos. O índice veio levemente acima do previsto pelo mercado, que era de 49 pontos.
“Tanto a oferta quanto a demanda de manufatura continuaram encolhendo no mês passado, já que as infecções por Covid permaneceram altas. A produção e o total de novos pedidos diminuíram pelo quinto e sexto meses seguidos, respectivamente, mas a contração foi mais amena do que em dezembro. Devido aos crescentes riscos de recessão no exterior, a demanda permaneceu fraca, com a leitura de novos pedidos de exportação também contraindo pelo sexto mês consecutivo”, diz Dr. Wang Zhe, economista sênior do Caixin.
“O otimismo continuou a melhorar entre as empresas em janeiro. A leitura para as expectativas dos fabricantes para a produção futura atingiram o mais alto índice desde abril de 2021. As empresas expressaram confiança mais forte na economia”, conclui Zhe.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels