O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão se manteve em 48,9 pontos em janeiro, de acordo com dados revisados do Jibun Bank e do S&P Global. O resultado veio em linha com a previsão do mercado.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. De acordo com o S&P Global, a taxa de declínio do setor industrial diminuiu para o mínimo acentuado em três meses. Da mesma forma, os novos pedidos diminuíram para ligeiramente menor do que no final de 2022, enquanto a criação líquida de empregos foi mantida pelo vigésimo segundo mês consecutivo.
“Estratégias cautelosas de compra e estoque persistiram no início de 2023, com as empresas mudando o foco da mitigação da escassez de oferta para um alinhamento mais próximo com aprodução predominante. A última pesquisa indicou que os atrasos no fornecimento foram os menos difundidos por quase dois anos, apesar dos desafios contínuos com a disponibilidade de componentes eletrônicos críticos”, diz a economista do S&P Global, Laura Denman.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels