São Paulo, 31 de janeiro de 2023 – O Ministério Público (MP) está investigando ocorrências
de falhas frequentes nas linhas 8 e 9 operadas pela CCR, informou o Sindicato dos Metroviários e
Metroviárias de São Paulo, que relaciona as ocorrências tornaram-se corriqueiras após a
privatização das linhas pelo governo estadual, há um ano.
As linhas eram administradas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), uma
sociedade de economia mista operadora de transporte ferroviário vinculada à Secretaria dos
Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
Nesta segunda-feira (30/1), a entidade e diversos usuários relataram por meio de postagens nas
redes sociais "um dia de caos no transporte".
"Na manhã de 30/1 (segunda-feira) os passageiros das Linhas 8 e 9 mais uma vez sofreram
transtornos com falhas. Com a privatização, a vida dos passageiros transformou-se num inferno nas
mãos da ViaMobilidade. Anteriormente, as linhas pertenciam à CPTM", aponta o sindicato em nota em
seu site.
Na Linha 8-Diamante, um transformador pegou fogo na estação Imperatriz Leopoldina, provocando
velocidade reduzida e maior tempo de parada, por via única, entre as estações do bairro da Lapa e
de Osasco (município vizinho à capital paulista).
Antes disso, ocorreram duas falhas na Linha 9-Esmeralda. Uma na estação Cidade Universitária
e outra entre as estações Pinheiros e Ceasa. Na Linha 5-Lilás, privatizada e também administrada
pela ViaMobilidade, um trem apresentou falhas no sistema de abertura de portas na plataforma da
estação Giovani Gronchi, afirma o sindicato.
"As falhas tornaram-se frequentes após a privatização das Linhas 8 e 9. O Ministério
Público (MP) está investigando o caso e vai pedir à Justiça que promova a quebra de contrato da
ViaMobilidade com o governo estadual, que estabeleceu a concessão (privatização). O governador,
no entanto, descarta essa hipóteses e reafirmou que pretende privatizar todas as linhas do Metrô e
da CPTM", diz o sindicato.
O sindicato avalia que as falhas são "efeitos da privatização no transporte" e reivindica a
reestatização das Linhas 8 e 9.
Procurada pela reportagem da Agência CMA, a CCR disse que não houve explosão, mas sim um
curto-circuito e enviou a seguinte nota, divulgada ontem: "A operação da linha 8-Diamante foi
normalizada às 15h57. Por volta de 6h30, uma oscilação de energia ocasionou falha elétrica nas
linhas 8 e 9 e, às 8h30, provocou um curto-circuito em uma das subestações que alimenta a Linha
8. A ViaMobilidade lamenta o ocorrido e pede desculpas aos passageiros pelos transtornos."
Em 16 de janeiro, o promotor Sílvio Antonio Marques, titular da Promotoria de Justiça do
Patrimônio Público, disse pediria na Justiça o fim da concessão das linhas 8-diamante e
9-esmeralda, de trens metropolitanos, se o governo paulista não rescindir o contrato com a
ViaMobilidade. As declarações foram dadas ao jornal "Folha de S. Paulo", após um trem da linha 8
ter descarrilado, próximo à estação Lapa.
Passageiros publicaram nas redes sociais imagens de usuários andando pela linha após o trem sair
dos trilhos. Não houve vítimas.
O promotor é responsável por uma das duas investigações abertas no órgão para apurar a
sequência de problemas, quebras e atrasos de trens nas duas linhas a outra é a de Justiça do
Consumidor, segundo a reportagem.
INVESTIMENTOS
Em 27 de janeiro, a CCR ViaMobilidade divulgou nota informando que investiu 1 bilhão em um ano
de concessão das linhas 8 e 9. Segue texto na íntegra abaixo:
"Há exatos 12 meses, desde que assumiu a operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e
9-Esmeralda de trens metropolitanos em São Paulo, a ViaMobilidade investe fortemente na melhoria da
prestação dos serviços aos passageiros Em um contrato de concessão válido por 30 anos, que
prevê investimentos de R$ 3,8 bilhões somente nos três primeiros anos de operação, mais de R$ 1
bilhão já foi aportado nas duas linhas, que, juntas, contam com 42 estações e transportam,
diariamente, cerca de 1 milhão de pessoas.
O resultado das melhorias implementadas desde o dia 27 fevereiro de 2022, que envolvem trens,
trilhos, rede aérea, pátios e estações, já é percebido nos indicadores internos da
concessionária. Em dezembro, por exemplo, as reclamações registradas na ouvidoria apresentaram
redução de 78% em relação ao mês de março.No mesmo período, somadas as duas linhas, houve
também redução de 76% no número de falhas operacionais.
Como parte dos investimentos nas linhas 8 e 9, a ViaMobilidade já adquiriu 36 novos trens da
empresa Alstom, compondo uma frota de 288 carros (vagões), que começam a chegar no primeiro
trimestre de 2023.
"Desde o início da nossa operação, mesmo diante do enorme desafio que assumimos, estamos
empenhados no sentido de prestar o melhor serviço aos passageiros. Ao investir continuamente na
modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, entendemos que estamos contribuindo de forma
consistente com os esforços do Governo de São Paulo para melhorar o sistema de transporte público
como um todo. Essa curva de evolução será reforçada em 2023 com a chegada dos novos trens,
explica Marcio Hannas, Presidente da CCR Mobilidade.
Outra etapa importante de 2022, que prepara o terreno para a chegada dos novos trens, foi a
aquisição de veículos auxiliares, fundamentais para a eficiência da manutenção de vias e rede
aérea. Atualmente, estão em operação 22 novos veículos e outros 11 serão adquiridos. Só no
primeiro semestre de 2023 chegam mais 17.
Abaixo, um resumo das intervenções em melhorias realizadas ao longo de 2022:
-18,48 km de ação corretiva nos trilhos
-Inspeção em 100% das catenárias nas duas linhas (172 km)
-Inspeção em 100% das redes aéreas nas duas linhas, pátios e vias auxiliares (197 km)
-100% de manutenção preventiva nas caixas redutoras, que transmitem a energia dos motores para
girar os rodeiros dos trens
-28 estações com banheiros reformados, totalizando 130 boxes
-18 estações receberam nova pintura interna e externa
-848 aparelhos de ar-condicionado passaram por limpeza e manutenção preventiva de toda a frota,
além de 365 equipamentos que passaram por manutenção corretiva, garantindo o perfeito
funcionamento do ar-condicionado nos trens
-100% de troca de rolamentos ponta de eixo de ataque dos truques (conjunto de rodas de cada
carro/vagão do trem)
-Reforço nas vedações de faixa de domínio, construindo muros para que o acesso às áreas de
operação seja contido, evitando furtos de cabos entre outras ocorrências
-Revitalização dos reservatórios de água, trocando as caixas que fornecem água para os
passageiros
-Manutenção preventiva de um total de 68 elevadores disponíveis nas 41 estações
-660 discos de freio substituídos nos trens
-Instalação do SIAP (Sistema auxiliar de portas) em 100% dos trens."
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA