As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) firmaram queda, em semana de agenda cheia de indicadores e decisões de bancos centrais pelo mundo.
A XP, em relatório, lembra que os dados desde o último Copom mostram sinais mistos para a dinâmica inflacionária.
No curto prazo, surpresas baixistas na maioria dos indicadores; por outro lado, incertezas fiscais intensificam os riscos altistas no médio prazo, disse.
A Bolsa avança com as atenções dos investidores voltadas para o primeiro dia de reunião dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos em que os colegiados decidem, amanhã (1) a taxa de juros dos respectivos países. O consenso é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) mantenha inalterada a Selic em 13,75% ponto porcentual (pp) ao ano e o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) eleve em 0,25 pp para um intervalo de 4,5% e 4,75%. O Ibovespa também é favorecido pela valorização do setor financeiro, que vinha de quedas expressivas recentes.
Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos, disse que o foco dos investidores está nos resultados corporativos e nas reuniões de política monetária aqui e nos Estados Unidos.
O dólar cai. Isso é reflexo da apreensão do mercado com a reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e com a divulgação de indicadores norte-americanos que apontam para uma desaceleração econômica. Para o economista da BlueLine Flávio Serrano, “é uma semana com diversas decisões de políticas monetárias, não apenas nos Estados Unidos”, referindo ao Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE)ambos na próxima quinta (2). Serrano acredita que índice de custo do empregado dos Estados Unidos, que subiu 1,0% no trimestre encerrado em dezembro, fez com que os juros e o dólar recuassem e passassem a operar em queda.
Veja como estava o mercado por volta das 13h40 (de Brasília):
IBOVESPA: 113.294 pontos (+0,90%)
DÓLAR À VISTA: R$ 5,0880 (-0,52%)
DI JAN 2024: 13,520% (-0,25%)
DI JAN 2026: 12,730% (-1,01%)
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA