A Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês), divulgou o seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) do setor de serviços em janeiro, que ficou em 54,4 pontos. Em dezembro, o índice havia registrado 41,6 pontos. O índice veio acima do que o mercado previa, de 51 pontos.
Este é considerado o PMI oficial, que geralmente é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.
Indices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.
“O desenvolvimento das atividades sociais e do fluxo de pessoal, aliado à liberação concentrada da demanda durante a Festa da Primavera, tem contribuído para a recuperação das indústrias não manufatureiras. As atividades da indústria de serviços de contato, que foram bastante afetadas pela epidemia, se recuperaram fortemente. A recuperação acelerada da indústria não manufatureira é baseada no rápido declínio do mês anterior, e há um efeito das férias de janeiro”, afirma Cai Jin, vice-presidente do CFLP.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels