A Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês), divulgou o seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) do setor industrial em janeiro, que ficou em 50,1 pontos. Em dezembro, o índice havia registrado 47 pontos. O número veio acima da previsão do mercado, que era de 49,7 pontos.
Este é considerado o PMI oficial, que geralmente é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.
Índices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.
“O PMI se recuperou acentuadamente em janeiro e voltou acima da linha de expansão e contração, indicando que o ímpeto de recuperação econômica é relativamente forte. O índice aumentou 3,1 pontos percentuais, o maior aumento desde março de 2020. Embora o índice de novos pedidos tenha se recuperado, a proporção de empresas que refletem demanda insuficiente ainda está acima de 53% e o problema da contração da demanda ainda é muito proeminente”, disse o analista da CFLP, Zhang Liqun.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels