Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, enquanto os investidores aguardam uma semana bastante agitada, que inclui a próxima reunião do Federal Reserve (Fed o banco central americano), uma série de relatórios de ganhos de peso e o payroll do último mês.
“O rali de janeiro foi interrompido e provavelmente não terá chance de retornar até que superemos a conferência de imprensa do Fed de quarta-feira e os resultados da Apple após o fechamento de quinta-feira”, explica o analista da Oanda, Ed Moya.
As autoridades do Fed se reunirão em Washington a partir de amanhã até quarta-feira. A reunião será encerrada com o presidente do Fed, Jerome Powell, realizando uma coletiva de imprensa, enquanto oferece sinais do caminho do banco central para os aumentos de juros.
No final da semana, os investidores terão outra pista do caminho do Fed, já que o relatório de empregos de janeiro do governo deve ser divulgado na manhã de sexta-feira. A previsão dos analistas é uma desaceleração em relação ao ganho de 223 mil empregos em dezembro.
A semana ainda está cheia de balanços corporativos do quarto trimestre de 2022, com os resultados das grandes empresas de tecnologia tomando os holofotes em meio a milhares de demissões no setor já anunciados.
No mercado de ações, os setores de comunicação e tecnologia da informação estiveram entre os maiores perdedores do S&P 500, cada um com queda de mais de 1,5%. Ações de tecnologia de megacaps, como Meta Platforms e Alphabet caíram 3% e 2,4%, respectivamente. Já os papéis da Advanced Micro Devices (AMD) recuaram 3,9%.
Em outros setores, as ações da Ford caíram 2,8% depois que a montadora disse que está cortando preços e aumentando a produção de seu crossover elétrico Mustang Mach-E, após um anúncio semelhante da Tesla.
Cerca de 20% do S&P 500 divulgará ganhos esta semana, incluindo McDonald’s e General Motors amanhã, seguidos pelos gigantes da tecnologia Apple, Meta Platforms, Amazon e Alphabet mais para o final da semana.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,77%, 33.717,09 pontos
Nasdaq 100: -1,96%, 11.393,8 pontos
S&P 500: -1,23%, 4.017,77 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA