A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (15) que realizará o pagamento da segunda parcela de remuneração aos acionistas referente ao segundo trimestre de 2023.
Detalhes da remuneração
De acordo com comunicado ao mercado, a estatal informou que o valor bruto a ser distribuído hoje é de R$ 0,574652 por ação ordinária e preferencial. Este montante representa a remuneração sob a forma de dividendos, constituindo um importante aspecto para os investidores interessados em obter retorno financeiro a partir de suas participações na Petrobras.
Pagamento para detentores de ADRs na Bolsa de Nova York
Para os investidores que possuem American Depositary Receipts (ADRs) negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), o pagamento da remuneração terá início a partir da próxima sexta-feira, 22 de dezembro. É crucial destacar que o record date considerado para essa remuneração é 23 de agosto de 2023, indicando a data limite para que os acionistas estejam registrados para receberem os proventos.
Remuneração como indicador de saúde financeira
A remuneração aos acionistas é um importante indicador da saúde financeira de uma empresa. No caso da Petrobras, a consistência desses pagamentos pode refletir positivamente na confiança dos investidores e na atratividade das ações.
ADRs e pagamento em dólar
Investidores estrangeiros detentores de ADRs da Petrobras devem se atentar ao pagamento em dólar, o que pode gerar impactos cambiais. A data de pagamento, a partir de 22 de dezembro, pode influenciar a cotação desses ADRs na Bolsa de Nova York.
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil