A Vibra (ex-BR Distribuidora) notificou a Americanas para encerrar a parceria na Vêm Conveniência, destinada à exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustíveis, através de lojas Local e BR Mania. Atualmente, cada empresa detinha 50% do capital social do negócio.
“Nesse cenário, à luz dos recentes acontecimentos envolvendo a Americanas, que podem constituir alterações em premissas basilares que conduziram à celebração da Parceria, com potenciais impactos à Vem Conveniência, a Companhia informa que, nesta data, por determinação do seu Conselho de Adminsitração, notificou a Americanas para imediato encerramento da Parceria, tendo iniciado os trâmites e procedimentos necessários para seu desfazimento”, diz a empresa, em fato relevante divulgado ontem à noite.
Segundo a empresa, o procedimento de desfazimento já estava estabelecido nos instrumentos da Parceria, e busca, em resumo, o retorno dos negócios (Local e BR Mania) para os respectivos sócios originais, com a previsão de que a empresa Vem Conveniência seguirá com a companhia.
“Nesse contexto, a Companhia ressalta a importância da conveniência em seus negócios e reafirma seu compromisso com seus franqueados e sua rede de revenda de continuar trabalhando para trazer as melhores soluções para esse negócio. A operação das lojas BR Mania seguirá seu curso normal.”
A companhia entende que esse procedimento é o que melhor atende aos objetivos do negócio nesse momento, bem como buscará manter a reserva de todos os seus direitos e prerrogativas assegurados em lei ou nos documentos da parceria, que possam advir de atos praticados pelo sócio Americanas inclusive no curso da constituição da operação.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação