As bolsas dos EUA encerraram a sessão desta quarta-feira (4) sem direção única, com o índice Dow Jones próximo da estabilidade, refletindo o impacto de dados econômicos mistos e preocupações setoriais. O mercado aguarda agora a divulgação do relatório de emprego oficial, o payroll, que será divulgado na próxima sexta-feira (6).
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 0,09% (40.974,58 pontos);
- S&P 500 recua 0,16% (5.519,99 pontos);
- Nasdaq cai 0,30% (17.084,30 pontos).
Setor de tecnologia
O setor de tecnologia também foi afetado. As ações da Nvidia, que já haviam caído drasticamente na sessão anterior, perderam mais 1,66%, em meio a relatos de que reguladores estão monitorando as práticas comerciais da empresa, especialmente no segmento de inteligência artificial.
A Intel também não escapou das perdas, com suas ações recuando 3,33% após a Reuters informar que a Broadcom, empresa do setor de semicondutores, falhou em testes com um novo processo de manufatura desenvolvido pela Intel.
Mercado de ações
As ações da U.S. Steel despencaram 24,1% após reportagens na mídia americana indicarem que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode bloquear a venda da siderúrgica para a japonesa Nippon Steel. A negociação das ações chegou a ser interrompida durante o pregão devido à volatilidade. O movimento trouxe preocupação para investidores, que temem impactos no setor de siderurgia e no clima de negócios entre EUA e Japão.
Outra queda significativa foi da varejista Dollar Tree, cujas ações recuaram 26,1%. A empresa revisou para baixo sua projeção de lucro para o ano, após divulgar resultados abaixo das expectativas no segundo trimestre. Esse movimento reforça os desafios enfrentados pelo setor de varejo, que tem lidado com inflação e mudanças no comportamento do consumidor.
A Verizon Communications viu suas ações caírem 3,09% após a divulgação de que a empresa está em fase final de negociações para adquirir a Frontier Communications. Em contraste, as ações da Frontier subiram 38% com a possível transação. Esse movimento indica uma possível reconfiguração do setor de telecomunicações nos Estados Unidos, o que pode gerar novas oportunidades e riscos para investidores.