O Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 0,1% na atividade econômica em novembro em comparação a outubro, considerando-se dados com ajuste sazonal. Na comparação interanual o crescimento da economia em novembro foi de 2,0%. Na análise trimestral interanual, a economia cresceu 2,6% no trimestre móvel findo em novembro.
O consumo das famílias cresceu 4,4% no trimestre móvel findo em novembro. Conforme apontado no Gráfico 3, o consumo de serviços segue sendo o principal responsável por esse crescimento, embora em nível menor que observado anteriormente. Essa desaceleração do ritmo de crescimento foi observada em todos os componentes do consumo, embora apenas o consumo de produtos semiduráveis tenha, de fato, retraído no trimestre (-9,6%).
A Formação Bruta de Capital cresceu 5,6% no trimestre móvel findo em novembro. Todos os segmentos da FBCF cresceram, porém o de máquinas e equipamentos foi o principal responsável por esse desempenho, com contribuição em torno de 70%. Tal como nos quatro trimestres móveis anteriores, o forte crescimento de máquinas e equipamentos importados explica a evolução do segmento de máquinas e equipamentos.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash