Na sessão desta quarta-feira (13), as bolsas de Nova York apresentaram um desempenho expressivo, impulsionadas por perspectivas de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed).
O índice Dow Jones atingiu uma marca histórica, ultrapassando os 37 mil pontos pela primeira vez, fechando com alta de 1,40%. O Nasdaq e o S&P 500 também registraram elevações, encerrando o dia com ganhos de 1,38% e 1,37%, respectivamente.
Fed e possíveis cortes de juros em 2024
As expectativas de redução dos juros em até 150 pontos-base em 2024 ganharam força, impulsionando os mercados. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicou que as discussões sobre relaxamento monetário já estão em curso. Esse cenário se alinha com a visão de analistas, como Enzo Pacheco, da Empiricus Research, que interpretam o discurso de Powell como favorável a um possível início de cortes nos juros.
Previsões e análises do mercado financeiro
A postura “dovish” de Powell, sinalizando a disposição para o corte de juros, foi recebida positivamente pelos investidores. Destacou-se a declaração do presidente do BC americano, afirmando que não é necessário que a inflação atinja os 2% para que o BC inicie o ciclo de cortes. No gráfico de pontos, 15 dirigentes projetam a taxa básica entre 4,25% e 5,0% até o final de 2024.
Tendências e visão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC)
O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) sinalizou que a taxa atingiu seu nível terminal, mas mantém a possibilidade de um aumento de juros para evitar um relaxamento excessivo das condições financeiras. Entretanto, o progresso recente em direção aos objetivos indica que tal alta pode não se concretizar.
Apple atinge novo recorde; Pfizer enfrenta queda
O otimismo nos mercados impulsionou ações como a da Apple, que renovou seu recorde de fechamento, alcançando uma alta de 1,67%. Em contrapartida, a Pfizer enfrentou uma queda de 6,70%, após alertar sobre a possível redução na receita em 2024, devido à menor demanda por produtos relacionados à covid-19.
Com informações do Broadcast
Imagem: Piqsels