A Ministra do Meio do Ambiente, Marina Silva, disse hoje num discurso no Fórum Econômico Mundial – em Davos, que o governo está comprometido com o desmatamento zero na Amazônia e na proteção dos povos originários e indígenas.
“Estamos comprometidos com o desmatamento zero na Amazônia e a proteção dos povos originários e indígenas para um novo ciclo de prosperidade: democracia, luta contra desigualdades e sustentabilidade”, disse Marina em participação no painel “In Harmony with Nature ” (Em harmonia com a natureza, em tradução livre).
Marina também criticou a gestão ambiental do governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que o Brasil nos últimos quatro anos contribuir como um pária ambiental e deseja retornar o protagonismo do país no setor.
“Há muitas expectativas em relação ao Brasil, e sempre tivemos um protagonismo na contribuição para agendas como o clima e biodiversidade. Mas nos últimos quatro anos o Brasil passou a contribuir como um pária ambiental. Agora temos um grande desejo de retornarmos a contribuir para essas agendas”, prometeu a ministra.
Sobre as politicas climáticas do novo governo, ela sinalizou que as diretrizes da nova gestão vão perpassar diversas áreas de políticas públicas, ressaltando que o novo governo colocou a agenda climática em prioridade máxima.
“O presidente Lula colocou essa agenda [climática] em seu maior nível, e colocou as políticas ambientais como transversal, não apenas setorial – ela estará presente no setor de energia, transportes, agricultura, indústrias e todos os setores. Assim que faremos a diferença”.
Além de Marina Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participará do Fórum Econômico Mundial representando o Brasil. Haddad está programado para falar amanhã e na próxima quarta-feira.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Elza Fiuza/Agência Brasil
Copyright 2023 – Grupo CMA