O Nubank vem apostando cada vez mais na integração dos investimentos em seu aplicativo, mas dessa vez, perdeu a jogada – e quem está pagando a conta é o cliente.
As caixinhas, criadas para os usuários do roxinho definirem objetivos, como a compra de um carro ou uma viagem, foi usada para adquirir debêntures da Americanas. O projeto, inclusive, foi divulgado como um lugar seguro para fazer sua reserva de emergência.
“Desde o primeiro dia útil, as Caixinhas contam com opções de investimento pré-sugeridas que te ajudam a fazer o dinheiro render a 100% do CDI ou até mais ao longo do tempo. As opções são sugeridas de acordo com seus objetivos e com o tempo que quer alcançá-los, e você pode sacar o dinheiro em até um dia útil, ou na mesma hora, no caso da caixinha de reserva de emergência.” disse o Nubank em e-mail enviado a clientes.
Baixe o e-book definitivo para investir em 2023. Acesse e-book gratuito
Com a promessa de rendimento de 100% do CDI, diversos usuários do roxinho investiram seu dinheiro na tal caixinha.
A questão é que o Nubank estava colocando esse dinheiro em investimentos não tão seguros, como debêntures, normalmente não indicados para uma composição de uma reserva de emergência, devido exatamente ao risco que esses investimentos oferecem.
As opções mais comuns ficam para CDBs, rendimentos baseados na Selic e Tesouro Direto.
O caos da Americanas, com a descoberta de um rombo de pelo menos R$ 20 bilhões derrubou o valor de seus títulos de dívidas. O risco faz parte de investir, mas colocar suas reservas de emergência em debêntures não é recomendado por nenhum especialista e finanças.
Quem botou seu dinheiro da Nu Reserva Imediata viu seus rendimentos despencaram para menos da metade do CDI com o anúncio das Americanas.
A queda não foi o bastante para impedir que o Nubank siga mandando notificações para convencer seus usuários investirem na caixinha.
Na tarde desta segunda-feira (16), o banco enviou outro alerta incentivando aqueles que adquiriram o “Pedacinho” (BDR que o banco disponibilizou para seus usuários na época do IPO) a transformá-lo em uma caixinha.
Imagem: divulgação