Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em alta, com os investidores analisando os dados de inflação dos Estados Unidos, que apresentaram queda de 0,1% em base mensal. A reabertura da China também é destaque, com a aproximação do feriado do Ano Novo Chinês, neste final de semana.
“A própria inflação mais baixa encoraja uma aterrissagem suave por meio de ganhos salariais reais, permitindo que o Fed faça uma pausa mais prontamente e encorajando um mercado de títulos mais bem comportado, com repercussões favoráveis nas condições financeiras”, disse Alan Ruskin, da Deutsche Securities.
No feriado do Ano Novo Chinês, acontece o que é considerada a maior movimentação de pessoas do mundo, com centenas de milhões de moradores que vão a outras cidades visitar os parentes. O risco, segundo autoridades chinesas, é o de maior contágio por conta da Covid-19.
O relaxamento abrupto das restrições da Covid-19 coincide com o aumento das infecções pela doença, o que está fazendo hospitais ficarem lotados de pacientes que aguardam atendimento as autoridades chinesas disseram que mais de 60 mil pessoas já morreram de Covid desde a derrubada das restrições da doença.
“Previmos que o caminho da China para sair da Covid-zero seria acidentado, com oferta e demanda duramente atingidas no primeiro trimestre deste ano, antes de ocorrer uma recuperação no segundo”, afirma Neil Shearing, economista da Capital Economics.
Há também a expectativa a respeito da decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ), que será divulgada nesta quarta-feira. Os analistas esperam para saber se o banco manterá a política ultraflexível de juros negativos, ou se já haverá alguma mudança no aumento das taxas de juros.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -1,14%, 25.822,32 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +0,04%, 21.746,72 pontos
Xangai Composto (Xangai): +1,01%, 3.227,59 pontos
Kospi (Seul): +0,58%, 2.399,86 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels