O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) decidiu manter a taxa básica de juros dos Estados Unidos no intervalo de entre 5,25% e 5,50% ao ano. A decisão foi comunicada na tarde desta quarta-feira (13).
Jerome Powell, presidente do Fed, já havia dito, recentemente, que ainda é muito cedo para especular sobre uma possível redução nas taxas de juros.
Entretanto, o mercado e os dirigentes acreditam que em 2024 comece um ciclo de quedas que pode levar as taxas de juros a um intervalo de 2,25% e 3% no longo prazo.
O documento mudou a avaliação do ritmo da economia, saindo de “expandiu” para “desacelerou”.
O CME Group aponta que o mercado antecipou, após a divulgação do Fomc, o primeiro corte de juros para março de 2024. Segundo o Fomc, 15 dirigentes do Fed veem juros entre 4,25% e 5% no final de 2024.
Por que os juros estão altos nos EUA?
Com a pandemia da Covid-19 e a guerra entre Ucrânia e Rússia, a inflação dos Estados Unidos subiu exponencialmente, chegando a atingir a maior inflação em 40 anos em 2022 (9,1%).
A taxa básica de juros serve para desacelerar a economia e, assim, controlar a inflação. Ou seja, conforme a inflação subiu, os juros nos EUA subiam.
Em maio de 2023, depois de 10 altas consecutivas, o Federal Reserve parece ter encontrado um intervalo estável para controlar a inflação (entre 5,25% e 5,50% ao ano).
Imagem: Wikimedia Commons