As bolsas dos EUA fecharam em alta nesta quinta-feira (12), impulsionadas pela valorização das ações de tecnologia e pela expectativa de que o Federal Reserve (Fed) inicie um ciclo de corte de juros na próxima semana. O movimento indica que os investidores voltaram a assumir riscos, com base em dados recentes da economia americana.
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 0,58% (41.097,04 pontos);
- S&P 500 ganha 0,75% (5.595,79 pontos);
- Nasdaq avança 1% (17.569,68 pontos).
Expectativa de corte de juros
Nas primeiras horas da sessão, o mercado de Nova York apresentou cautela, à medida que os investidores avaliavam os novos dados de inflação dos Estados Unidos. Entretanto, o aumento nos pedidos de auxílio-desemprego reforçou a ideia de que o Fed deve iniciar o afrouxamento monetário — uma política que envolve a redução das taxas de juros ou injeção de liquidez no sistema financeiro, estimulando a economia.
Setor de tecnologia
O setor de tecnologia voltou a ser um destaque, após a fala otimista do CEO da Nvidia sobre a demanda por chips de inteligência artificial. As ações da Nvidia subiram 1,92%, enquanto as da Meta Platforms avançaram 2,69%.
Mercado de ações
As ações da Warner Bros. Discovery valorizaram 10,37% depois que a empresa anunciou um acordo de distribuição com a Charter Communications. O contrato permite que os clientes do pacote Spectrum TV Select acessem gratuitamente os serviços de streaming Max e Discovery+. Além disso, canais como TNT, CNN e Food Network estarão disponíveis para os assinantes da Charter, sem custos adicionais.
Na contramão, a Moderna registrou uma queda de 12,36% em suas ações, após a notícia de que a empresa enfrentou vendas abaixo do esperado de suas vacinas. O cenário negativo levou a empresa a anunciar cortes de 20% no orçamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos próximos três anos, o que pode afetar sua capacidade de inovação.