A Bolsa fechou em alta de 1,54% impulsionada pelos papéis das commodities com a reabertura da economia chinesa e pelo setor bancário, em dia de exterior positivo. A Petrobras (PETR3 e PETR4) passou a virar para o positivo, mas ainda requer cautela dos investidores com o risco político.
Somado a isso, os investidores seguem acompanhando o desenrolar das ações contra o vandalismo em Brasília, mas as medidas tomadas pelo governo foram bem recebidas pelo mercado.
A Vale (VALE3) subiu 1,23%. Itaú (ITUB4) avançou 1,92% e Bradesco (BBDC3 e BBDC4) registrou ganho de 2,08% e 3,70%. Petrobras (PETR3 e PETR4) aumentou 0,59% e 0,92%.
Mas, a alta na Bolsa não perdurou durante todo o pregão de hoje. O Ibovespa apresentou bastante volatilidade em meio à divulgação do Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial, acima das estimativas dos analistas.
O indicador subiu 0,62% em dezembro e o mercado esperava alta de 0,45%. Em 2022, a inflação ficou 5,79%. Falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, também mexeram com a Bolsa.
O principal índice da B3 subiu 1,54%, aos 110.816,71 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em fevereiro tinha ganho de 1,73%, aos 112.110 pontos. O giro financeiro era de R$ 23,1 bilhões. Em NY, as bolsas fecharam em alta.
Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, disse que houve “uma melhora do sentimento do mercado com o controle do cenário político por parte do Lula e uma entrada de capital estrangeiro na Bolsa; investidores animados com China puxam Vale, também tem investidor montando posição em papéis mais líquidos como da B3 e Ambev”.
Arlindo Souza, analista de ações da casa de análises do TC, disse que a alta do Ibovespa é puxada pela “Vale com a reabertura da China e bancos devido à desidratação na curva de juros”.
Alison Correia, CEO da Top Gain, disse que o discurso de Powell favoreceu o movimento da Bolsa, após a inflação ter vindo ruim. “Powell chancelou a expectativa do mercado de que o Fed deve aumentar em 0,25 ponto porcentual (pp) a taxa de juros para a reunião de fevereiro; o Ibovespa não sobe mais porque a Petrobras trava a aceleração e os bancos estão subindo forte”.
Fabricio Gonçalvez, CEO da Asset Management, disse que a Bolsa opera com volatilidade e reflete a fala do Powell em que disse que “restaurar a estabilidade de preços exige medidas impopulares e que as ferramentas do Fed funcionam e não há erro; o mercado deve seguir o exterior e ainda absorve o IPCA acima do consenso”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA