Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos devem fechar em campo positivo, depois que o relatório de empregos de dezembro e uma pesquisa de atividade econômica mostraram sinais de que a inflação pode estar esfriando à medida que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobe as taxas de juros.
“Os investidores digerem o relatório trabalhista de dezembro e suas possíveis implicações em futuros movimentos do Fed”, explicam analistas do Charles Schwab.
Todos os 11 S&P 500 setores negociaram em alta com as ações subindo na tarde de sexta-feira.
O setor de materiais registraram o maior ganho, somando 3,4%. A saúde ficou atrás dos outros 10 setores, mas ainda assim subiu 1%.
Todos, exceto um setor, estavam a caminho de fechar a semana mais alto do que onde cada um começou. Os serviços de comunicação estavam prontos para o maior ganho, apesar de estarem atrás na sessão, fechando a semana em alta de 3,8%. A saúde foi o único setor a caminho de fechar a semana em baixa, com queda de 0,1%.
O relatório payroll de dezembro mostrou que a economia dos Estados Unidos criou 223mil empregos no mês passado, um pouco acima dos 180 mil previstos por diferentes analistas consultados pela Agência CMA. Além disso, os salários cresceram mais lentamente do que o previsto, subindo 0,3% no mês em que os economistas esperavam 0,4%.
As ações subiram novamente quando o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços ISM mostrou que o setor de serviços se contraiu em dezembro, um sinal de que os aumentos de juros do Fed podem estar trabalhando para desacelerar a economia.
No mercado de ações, os papéis da Biogen foram suspensos por notícias pendentes quando a Food and Drug Administration (FDA, equivalente à Anvisa nos Estados Unidos) anunciou a aprovação acelerada do lecanemab, um medicamento para Alzheimer desenvolvido pela Biogen e pela empresa japonesa Eisai.
Os três índices caminham para perdas na primeira semana de negociação de 2023. S&P 500 e o Nasdaq encerraram quatro semanas consecutivas de perdas, todos subindo perto de 1% todos.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +2,13%, 33.630,61 pontos
Nasdaq 100: +2,56%, 10.569,3 pontos
S&P 500: +2,28%, 3.895,08 pontos
Confira a variação dos índices na semana:
Dow Jones: +1,46%
Nasdaq 100: +0,95%
S&P 500: +1,44%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA