A Petrobras (PETR3;PETR4) alcançou a marca inédita de um milhão de acionistas individuais na bolsa de valores brasileira, a B3. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 170% do número de pessoas que possuem ações da companhia.
A estatal é a empresa com o maior impacto no Ibovespa. As duas ações da companhia representam cerca de 12% do principal índice da bolsa brasileira. Nesta manhã, os papéis da Petrobras operam em forte queda, acima dos 2%, refletindo as perdas do petróleo no mercado internacional. O resultado impacta no Ibovespa, que caía 0,66%, aos 134.062 pontos, por volta de 12h20.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (18), a estatal destaca ainda que atualmente o porcentual de investidor pessoa física no capital social da estatal é maior que o dos investidores institucionais brasileiros.
“O aumento do número de acionistas se soma a uma série de boas notícias que a companhia vem obtendo no mercado e reflete a confiança dos investidores no potencial da companhia e na geração de valor de seus projetos e resultados”, destaca.
Retorno da Petrobras em 2024
Segundo a estatal, o retorno ao acionista preferencial da companhia (valorização + dividendos) no ano foi de 11,4%, enquanto o petróleo tipo Brent, referência no mercado internacional, desvalorizou-se 4,1% e o índice Ibovespa avançou 0,6%.
Entre os acionistas da Petrobras, os brasileiros não são maioria. Segundo a composição acionária da empresa referente a agosto, 45,84% dos investidores são estrangeiros, divididos entre aqueles que investem diretamente por meio da B3 e os que estão na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Os brasileiros somam somente 16,36% do total.