As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em queda, com esforços de aparar arestas na primeira semana de novo governo.
Segundo a Mirae Asset, em relatório, destaca que o esforço do presidente Lula será de unificar discursos de seus ministros.
Ele tem que evitar a sucessão de ruídos, algo normal num ministério tão heterogêneo e grande (37 ministros), destacou a casa.
A Bolsa segue em campo positivo repercutindo a reunião ministerial com o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um payroll misto. Ricardo Leite, head de renda variável da Diagrama Investimentos, disse que a reunião ministerial e o payroll ajudaram a impulsionar a Bolsa. “O mercado entendeu que a função dos ministros é manter um bom relacionamento com o Congresso e deixar para quem entende opinar o que tem de ser feito; o payroll misto [criação de vagas acima das expectativas e salários abaixo das projeções] gera um sentimento de que a criação de vagas com salários menores não teria impacto tão forte na expansão da base monetária, que é o principal nível de desequilíbrio atual para a inflação”.
O dólar acelerou o ritmo de queda e já opera abaixo dos R$ 5,30. Além do ambiente político e fiscal mais estável, o mercado reagiu bem ao payroll (folha de pagamento), o que aumentou as esperanças de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) seja mais dovish (menos propenso ao aumento dos juros) nas próximas reuniões. Foram criados nos Estados Unidos, em dezembro, 223 mil postos de trabalho ante projeções de 180 mil. A taxa de desemprego foi a 3,5%, abaixo da previsão (3,7%).
Já o salário médio por hora, no setor privado, foi de US$ 32.82, um aumento de 0,3% – as previsões do mercado eram um aumento de 0,4% nos salários. Para o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi, “o payroll gerou alívio nos investidores, especialmente nos salários que começaram a arrefecer. Se continuar este movimento, é um indício que o Fed talvez seja próximo do final do ciclo de aperto monetário”.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2023 – Grupo CMA