Com a leve alta desta sexta-feira (6), o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, caminha para um fechamento positivo da semana, a primeira do novo governo petista de Luiz Inácio Lula da Silva.
Após registrar fortes quedas na segunda e na terça-feira, a Bolsa vem reagindo positivamente às novas definições do governo.
Em destaque, as falas de ministros como Simone Tebet e Fernando Haddad, juntamente com a da própria Presidência, váo indicando o terrreno no qual o governo pretende pisar nos pr[oximos anos, aumentando a previsibilidade.
Isso tem servido para acalmar o mercado, até então, rodeado de incertezas.
Pior recepção da história
O mercado financeiro nunca recebeu tão mal um presidente quanto na estreia do terceiro mandato de Lula. Levantamento exclusivo, feito pelo Monitor do Mercado, mostra que a primeira segunda-feira (2) de 2023, teve a maior queda da Bolsa e a pior alta do dólar para o primeiro dia útil de um novo comandante no Executivo.
No primeiro pregão com Lula presidente, pela terceira vez, o Ibovespa, principal indicador do nosso mercado de ações caiu 3,06%, enquanto o preço do dólar em relação ao real subiu 1,46%.
O segundo lugar, no ranking de piores recepções, ficou com o segundo governo de Dilma Rousseff, em 2015, quando a queda do Ibovespa foi de 2,99% e a alta da moeda americana foi de 1,38%.
No lado positivo, se destaca a estreia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em seu primeiro dia útil, o Ibovespa subiu 3,56%, enquanto o dólar caiu 2,35%.
Para o levantamento, foram levados em conta os dados desde o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, o primeiro a tomar posse já com a moeda “real” estabelecida.
Imagem: unsplash.com