Os principais índices do mercado de ações fecharam a sessão em queda, à medida que Wall Street aguarda os dados de emprego amanhã após os dados da ADP hoje mostrarem um mercado de trabalho resiliente, apesar dos consecutivos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
“A ata de ontem da reunião de dezembro do Fed, que sugeriu que o Banco Central permanecerá agressivo, juntamente com os relatórios de emprego e pedidos de desemprego da ADP de hoje, que vieram melhores do que o previsto, parecem estar solidificando as expectativas”, explicam analistas do Charles Schwab.
O setor privado dos Estados Unidos criou 235 mil vagas de trabalho em dezembro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
APRENDA A LUCRAR NAS QUEDAS DA BOLSA
Analistas esperavam a criação de 153 mil vagas. O número de vagas criadas em novembro foi revisado para baixo, de 127 mil para 109 mil.
O relatório firmou as perdas da sessão, que seguiam instáveis, com os operadores se debruçando sobre uma leva de indicadores econômicos mistos.
O relatório Job Openings and Labor Turnover, ou JOLTS, de novembro, mostrou que o mercado de trabalho permaneceu forte, reforçando as preocupações de que o Fed possa continuar elevando as taxas de juros enquanto permanecer um mercado quente para os trabalhadores. Mas o índice de manufatura do ISM mostrou que o setor estava se contraindo.
No mercado de ações, o CEO da Amazon, Andy Jassy, disse em uma nota na noite de ontem que os cortes de empregos planejados pela empresa agora afetarão pelo menos 18 mil funcionários, significativamente mais do que o indicado anteriormente. O memorando de Jassy veio depois que o Wall Street Journal relatou a notícia. As ações caíram 2,4% hoje.
A Bed Bath & Beyond (BBBY) informou em um comunicado publicado hoje que está enfrentando falência enquanto lida com dificuldades financeiras contínuas. As ações despencaram 30% na sessão.
Amanhã, os investidores revisarão o relatório payroll de dezembro para obter dados atualizados sobre emprego e salários. Como o relatório pode ter um grande impacto nos próximos movimentos do Fed, ele tem o potencial de impactar o mercado. Os investidores não querem ver grandes ganhos no crescimento dos salários, o que poderia sinalizar uma inflação mais alta.
O mercado de trabalho dos Estados Unidos criou 180 mil vagas em dezembro, após a abertura de 263 mil postos em novembro, e a taxa de desemprego se manteve em 3,7%, segundo analistas consultados pela Agência CMA.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,02%, 32.930,08 pontos
Nasdaq 100: -1,47%, 10.305,2 pontos
S&P 500: -1,16%, 3.808,10 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA