Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão desta quinta-feira em alta, otimistas com a reabertura das fronteiras da China com Hong Kong, neste domingo, além da flexibilização das restrições impostas pela Covid-19, que vem registrando um aumento no número de casos da doença.
“O levantamento das medidas da Covid pela China no mercado interno e para viajantes internacionais ajudará, com o tempo, a normalização da economia. Mas podemos esperar que o curto prazo seja dominado pelo altíssimo nível de casos de Covid, que chegaram em um momento em que a economia já está muito debilitada”, afirma Carsten Brzeski, chefe de macroeconomia da ING.
O Hang Seng, de Hong Kong, foi o que registrou a maior alta, por conta do anúncio da reabertura das fronteiras com a China, fechadas há três anos por conta da pandemia. O mercado de Xangai também teve alta de 1,01%, depois do anúncio do PMI de serviços da China, que subiu para 48 pontos, mais do que o previsto pelo mercado.
O otimismo melhorou significativamente. Os prestadores de serviços expressaram forte confiança em uma recuperação econômica após a flexibilização das medidas de contenção da Covid. O medidor de expectativas para as atividades no futuro aumentou quase 4 pontos mês a mês, registrando a maior leitura conjunta desde maio de 2021″, disse o economista chefe do Caixin, Wang Zhe, que elabora o relatório de PMI no país.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,40%; 25.820,80 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +1,25%, 21.052,17 pontos
Xangai Composto (Xangai): +1,01%, 3.155,22 pontos
Kospi (Seul): +0,38%, 2.264,65 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels