Os contratos futuros de petróleo despencaram mais de 2% na manhã desta quarta-feira (4), com temores de uma possível recessão nos EUA e aumento de casos de Covid-19 na China. Ontem, terça-feira (03), os valores caíram mais de 4% e hoje (04) já caíram 2%.
Por volta das 10:50h (horário de Brasília), o Brent desvalorizava 2,66%, cotado a US$ 79,95 o barril e o petróleo WTI caía 2,79%, sendo negociado a US$ 74,78.
“As preocupações com o estado da economia global estão no centro das mentes dos comerciantes e permanecerão assim no futuro previsível”, disse Stephen Brennock, analista da PVM Oil, para a agência de notícias Reuters.
No início desta semana, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que a economia global deve se preparar para um 2023 difícil porque a entidade prevê que os principais países que movimentam as transações internacionais devem sofrer um enfraquecimento em suas atividades econômicas.
Enquanto isso, o governo chinês aumentou as cotas de exportações de produtos petrolíferos para o primeiro lote de 2023 – o que pode sinalizar uma baixa demanda nacional.
Imagem: Piqsels