O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão caiu para 48,9 pontos em dezembro, de acordo com dados revisados do Jibun Bank e do S&P Global. No mês anterior, a leitura havia ficado em 49 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. De acordo com o S&P Global, é a segunda queda consecutiva do índice. O valor veio abaixo do previsto pelo mercado, que era de 49 pontos.
“A recessão se centrou em grande parte no atual ambiente de demanda, que está fraco internacionalmente e domesticamente. Os volumes de pedidos contraíram-se solidamente e mais rápido do que os ritmos registrados na maior parte dos últimos dois anos e meio, enquanto os novos pedidos de exportação diminuíram pelo décimo mês seguido. Ao mesmo tempo, os indicadores prospectivos estão cada vez mais pintando um quadro mais sombrio para o setor manufatureiro do Japão no futuro. As empresas reduziram drasticamente a compra de insumos, e o sentimento empresarial caiu para uma baixa de sete meses”, diz a economista do S&P Global, Laura Denman.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels