As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) fecharam em alta, com o mercado ainda repercutindo falas de autoridades no início da semana.
No domingo (1), Lula reforçou a revogação do teto de gastos, o uso de bancos públicos e empresas estatais como principal indutor do desenvolvimento econômico local e antecipação de uma revisão de marcos (como reforma trabalhista).
Segundo a Mirae Asset, em relatório, além das declarações, que repercutem mal no mercado, pressões políticas prorrogaram o plano de desoneração dos combustíveis por mais dois meses.
Isso também reforça o esvaziamento de poder da Fazenda, contrária a esta medida, pela perda de arrecadação prevista, afirmou a casa.
Gabriel Meira, economista da Valor Investimentos, destacou que a derrota do Haddad pode significar que as questões sociais podem se sobressair sobre as decisões da Fazenda.
O mercado já veio desde ontem estressado e deve continuar nos próximos dias enquanto não tivermos uma definição mais clara de como será o Governo, disse. Apesar de já termos os nomes definidos, a gente ainda tem que ver como será o cabo-de-força das decisões, principalmente no ministério da Fazenda, completou Meira.
Segundo a Levante, em relatório, além do impacto sobre as receitas do governo a arrecadação total em tributos seria de aproximadamente R$ 53 bilhões a desoneração é a primeira grande derrota de Haddad.
Em tom de moderação, ele afirmou que o arcabouço deve ser ”confiável e ”sustentável, ao mesmo tempo em que contempla os programas prioritários do governo, lamentou a casa.
Por volta das 16h35 (horário de Brasília), o DI para janeiro de 2024 tinha taxa de 13,700% de 13,520% no ajuste anterior; o DI para janeiro de 2025 projetava taxa de 13,180%, de 12,910%, o DI para janeiro de 2026 ia a 13,130%, de 12,680%, e o DI para janeiro de 2027 com taxa de 13,165% de 12,890% na mesma comparação. No mercado de câmbio, o dólar operava em alta, cotado a R$ 5,4540 para venda.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA