As ações da Tesla caíram cerca de 14% nesta terça-feira depois que a empresa anunciou entregas de veículos no quarto trimestre de 2022 que ficaram abaixo das expectativas de Wall Street.
A fabricante de veículos elétricos do bilionário Elon Musk entregou 405.278 carros no quarto trimestre, contra a estimativa média dos analistas de cerca de 427 mil, de acordo com a FactSet.
Esses números representaram um recorde para amontadora um crescimento de 40% nas entregas ano a ano, mas ficaram aquém das expectativas dos analistas e da orientação da empresa de alta de 50%.
A divulgação do novo relatório levou vários analistas de Wall Street a reduzirem suas estimativas de preço-alvo, resultando no menor preço-alvo médio de 12 meses da Tesla desde outubro de 2021.
Ao longo de 2022, as ações da companhia sofreram uma liquidação intensa, o que levou o CEO Elon Musk a dizer aos funcionários no final de dezembro para não ficarem “muito incomodados com a loucura do mercado de ações”.
O bilionárioculpoupéssimo desempenho das ações da Tesla em parte pelo aperto monetário global. Entretanto, os analistas apontam a aquisição do Twitter por US$ 44 bilhõescomo a maior culpada pelo derretimento dos preços.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: elaboração própria
Copyright 2022 – Grupo CMA