As locadoras de veículos compraram 1 a cada 4 carros novos vendidos no Brasil em 2023. Empresas como Localiza (#RENT3); Movida (#MOVI3); Unidas (#LCAM3); e Vamos (#VAMO3) foram responsáveis pela aquisição de 27% do total da frota que saiu das montadoras, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7), na Carta Digital da Anfavea de dezembro.
O resultado superou o cenário pré-pandemia. Em 2019, as locadoras representavam 20% das vendas. Mesmo com esse crescimento em 2023, o setor não atingiu o pico de 30% observado em 2022 — quando o setor foi impulsionado pela liberação de compras impedidas pela escassez de automóveis, resultado da crise na oferta de componentes eletrônicos.
Mudança no comportamento do consumidor
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, mencionou que esse aumento nas vendas para locadoras está relacionado, em parte, a uma mudança no comportamento do consumidor. Houve um crescimento na preferência por planos de assinatura em vez da aquisição tradicional do veículo, o que impulsionou as entregas às locadoras.
Expansão da frota e envelhecimento dos veículos alugados
Os números apresentados pela Anfavea indicam que as locadoras estão caminhando para encerrar o ano com a compra de 570 mil carros. Desde 2019, a frota das locadoras cresceu 56%, ultrapassando 1,5 milhão de unidades. No entanto, o aumento da idade média dos carros alugados, que passou de 15 para 20 meses.
A expansão da frota e aumento médio da idade dos veículos, sugere que as locadoras estão não apenas adquirindo mais veículos, mas também diminuindo a venda de seus automóveis usados.
Em julho, em sua coluna na Folha de S.Paulo, Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, falou sobre o “empurrãozinho” que as locadoras receberam do governo e sobre a principal receita de empresas como Movida e Localiza, virem da venda de veículos seminovos.
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