As bolsas dos EUA fecharam sem direção única nesta sexta-feira (27). O destaque ficou com o Dow Jones, que registrou um novo recorde de fechamento, impulsionado pela desaceleração da inflação nos Estados Unidos e pelo avanço do sentimento do consumidor. Os outros dois índices, no entanto, foram pressionados pelo setor de tecnologia.
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 0,33% (42.313,00 pontos);
- S&P 500 recua 0,13% (5.738,12 pontos);
- Nasdaq cai 0,39% (18.119,59 pontos).
Na semana, o Dow Jones acumulou ganhos de 0,59%, o S&P 500 de 0,62% e o Nasdaq de 0,95%.
Impacto das políticas monetárias
Os dados de inflação dos EUA reforçaram as expectativas de que o Federal Reserve (Fed) continue a reduzir a taxa de juros dos Fed Funds. A desaceleração da inflação é positiva para os mercados, pois sugere um ambiente de juros mais baixos no futuro, o que tende a favorecer setores sensíveis a crédito, como o de consumo e construção.
Além disso, o avanço das bolsas foi impulsionado pela confirmação de medidas de estímulo econômico da China, com o Banco do Povo da China (PBoC) anunciando novos cortes de juros.
Setor de tecnologia
Apesar do otimismo geral, o setor de tecnologia sofreu um movimento de venda, levando o Nasdaq e o S&P 500 a fecharem em baixa. A rotação para small caps — empresas de menor capitalização — ganhou força, refletida na alta de 0,67% do índice Russell 2000.
Entre as principais baixas, a Nvidia recuou 2,17%, com preocupações sobre atrasos na próxima geração de chips, além de rumores de que a China estaria desaconselhando suas empresas a utilizarem chips da fabricante americana.
Destaques do dia
A Bristol Myers Squibb subiu 1,60% após a aprovação de um novo tratamento para esquizofrenia pela FDA, órgão regulador dos EUA. Já a EchoStar disparou 8,85%, com relatos de que a DirecTV está em negociações avançadas para comprar a Dish, unidade da EchoStar.
Por outro lado, a varejista Costco recuou 1,75% após divulgar resultados trimestrais que, apesar de superarem as expectativas de lucro, decepcionaram nas receitas.