Os principais índices de ações do mercado europeufecharam em queda, depois de operarem em alta na parte da manhã. O pessimismo voltou ao cenário por conta do aumento dos casos de Covid-19 na China. O país está flexibilizando as restrições da doença há algumas semanas, que coincidem com a escalada na contaminação pelo novo coronavírus.
A China divulgou ontem as novas medidas de flexibilização da Covid, tratando a doença com um risco de menor gravidade – o que animou os investidores, que passaram a ver uma possibilidade da volta dos consumidores chineses. Mas há um detalhe importante nesse fato.
Há um pouco mais de otimismo sobre a China à medida que Pequim emerge de sua política de Covid-zero, embora o aumento de casos também sugira risco para a economia da China, disse Shawn Cruz, estrategista-chefe comercial da TD Ameritrade.
“A reabertura da China é positiva para os preços do petróleo e das commodities, mas é má notícia para a inflação global. É por isso que não vemos as ações dos Estados Unidos ganhando com as notícias de reabertura da China, mas preferimos vê-las sob uma pressão decente, já que o aumento da demanda chinesa certamente aumentará a inflação por meio de preços mais altos de energia e commodities”, diz Ipek Ozkardeskaya, analista do Swissquote Bank.
O único índice que destoou da tendência europeia foi o FTSE de Londres, que teve alta de 0,32%, e teve seu primeiro dia útil depois de ficar fechado dois dias por conta do feriado de Natal.
“O índice do Reino Unido pode terminar o ano em território positivo, apesar das amplas pressões nos mercados acionários globais, pressionados pelo aumento das taxas de juros, inflação e ameaça de recessão”, disse Victoria Scholar, chefe de investimentos da Interactive Investor.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus por volta das 9h40 (horário de Brasília):
FTSE-100 (Londres): +0,32%, 7.497,19 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,45%, 13.930,83 pontos
CAC-40 (Paris): -0,66%, 6.516,08 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,36%, 23.770,4 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,30%, 8.254,8 pontos
SMI-20 (Zurique): -0,32%, 10.804,1 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,52%, 5.726,38 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash