A Vale (VALE3) e a Green Energy Park (GEP), empresa europeia integrada de hidrogênio, fecharam uma parceria estratégica para desenvolver soluções de descarbonização para o setor siderúrgico global.
O acordo divulgado nesta terça-feira (1º) pela mineradora, visa realizar estudos de viabilidade para a instalação de uma unidade de produção de hidrogênio verde no Brasil, com o objetivo de abastecer um futuro Mega Hub — complexo industrial voltado para a fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono.
Mega Hub e aço de baixo carbono
A Vale já vinha buscando parceiros para viabilizar Mega Hubs no Brasil, alinhados à sua estratégia de promover a indústria de baixo carbono.
Esses complexos industriais utilizarão minério de ferro de alta qualidade da Vale para produzir HBI (ferro-esponja) com hidrogênio renovável como agente redutor, um processo que reduz drasticamente as emissões de carbono.
O acordo com a GEP dá mais um passo nessa direção, visando atender siderúrgicas globais e acelerar a produção de aço verde.
Redução de emissões e impacto no setor siderúrgico
O setor de ferro e aço responde por cerca de 8% das emissões globais de carbono, especialmente pelo uso de carvão em altos-fornos. Enquanto o método tradicional de produção de aço emite cerca de 2 toneladas de CO₂ por tonelada de aço, o uso de HBI com hidrogênio verde pode reduzir as emissões em até 80%, resultando em aproximadamente 0,4 tonelada de CO₂ por tonelada de aço.
A parceria visa transformar a produção global de aço, com impacto significativo na redução de gases de efeito estufa.
Parceria entre Vale e Green Energy Park
Além da produção de HBI, a Vale e a GEP vão colaborar na implantação de eletrolisadores e no desenvolvimento de plantas industriais para hidrogênio verde.
A GEP trará suas tecnologias avançadas de eletrolisadores e experiência em engenharia para criar uma plataforma padronizada de produção de hidrogênio, reduzindo custos e facilitando a adoção global.