O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido subiu para 50,0 pontos em dezembro, de 48,8 em novembro, de acordo com dados preliminares do instituto de pesquisas S&P Global e CIPS. A previsão era de 48,5 pontos.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, subiu para 49,0 pontos em dezembro, de 48,2 em novembro.
“Os últimos dados do PMI apontaram para uma contração do setor privado do Reino Unido produção pelo quinto mês consecutivo em dezembro, em meio a uma nova deterioração da demanda dos clientes. Dito isto, as quedas na atividade comercial e novos pedidos foram as menos graves desde setembro. No entanto, as empresas assumiram uma postura mais cautelosa em relação aos níveis de pessoal, com emprego caindo pela primeira vez desde o início de 2021”, diz o instituto de pesquisas.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash