As bolsas de Nova York encerraram o pregão desta terça-feira (data) em baixa, após uma jornada marcada por instabilidade. Inicialmente em alta, impulsionadas por indicadores positivos da economia dos Estados Unidos, os mercados sentiram a incerteza sobre a possibilidade de redução das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed). Esse cenário otimista foi diminuindo ao longo do dia, afetando os índices e a confiança dos investidores.
- Dow Jones: fechou em queda de 0,19%, atingindo os 36.054,43 pontos;
- S&P 500: recuou 0,39%, registrando 4.549,34 pontos;
- Nasdaq: encerrou em baixa de 0,58%, atingindo os 14.146,71 pontos.
Impacto do relatório ADP na confiança do mercado
De acordo com o relatório da ADP, o setor privado dos EUA gerou 103 mil empregos em novembro, um número significativamente inferior às estimativas dos analistas ouvidos pela FactSet, que esperavam a criação de 120 mil vagas. Contudo, vale ressaltar que a ADP nem sempre é um indicador confiável para monitorar o mercado de trabalho ou prever os resultados do principal relatório de empregos, o payroll, que será divulgado nesta sexta-feira.
Comportamento setorial e destaques empresariais
No setor corporativo, a Exxon Mobil sofreu uma queda de 1,32%, em linha com a redução do preço do barril de petróleo, que ficou abaixo dos US$ 70 pela primeira vez desde junho. Enquanto isso, a Nvidia enfrentou uma queda de 2,28% após o CEO Jensen Huang afirmar que a empresa planeja continuar fornecendo processadores avançados para a China, apesar do alerta recente da secretária de Comércio dos EUA sobre vendas de chips de IA para o país, em nome da segurança nacional.
Por outro lado, o McDonald’s revelou um plano ambicioso de crescimento, anunciando a intenção de abrir cerca de 10 mil novos restaurantes nos próximos quatro anos. Com metas ambiciosas de operar 50.000 lojas até o final de 2027, as ações da empresa apresentaram um leve aumento de 0,11%.
Com informações do Broadcast
Imagem: Piqsels