O dólar abriu em alta. Mais do que a decisão sobre o aumento dos juros nos Estados Unidos, hoje à tarde, o mercado reflete a mudança na Lei das Estatais na Câmara, aprovada ontem à noite na Câmara.
De acordo com o boletim da Ajax Asset, “a rápida mudança na Lei das Estatais impactará negativamente as ações das estatais, pois reforça a expectativa de que o futuro governo Lula nomeará políticos para as estatais federais, como ocorreu com a nomeação de Aloisio Mercadante no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nesse curto prazo, os ativos tendem a performar de forma mais negativa, até que se tenha mais visibilidade em relação as diretrizes do governo eleito”.
“Lá fora, as atenções se voltam ao comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que deve manter a comunicação hawkish (austera, propensa ao aumento dos juros) com prioridade na redução da inflação. Investidores já anteciparam uma alta de 0,50 ponto percentual (pp) da Fed Fund Rate, para o intervalo entre 4,25 e 4,50%”, explica a Ajax.
Por volta das 9h19 (horário de Brasília), o dólar comercial subia 0,96%, cotado a R$ 5,3610 para venda. No mercado futuro, o contrato da moeda norte-americana com vencimento em janeiro de 2022 avançava 1,24%, cotado a R$ 5.380,50.
Paulo Holland / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels