A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve suas previsões de oferta e demanda global de petróleo estáveis hojeiny, sugerindo que espera pouco impacto até agora das tentativas ocidentais de estabelecer um teto de preço para o petróleo russo nos fluxos globais de petróleo.
O cartel deixou suas previsões para o crescimento da oferta de petróleo de países não pertencentes à OPEP praticamente inalteradas em 1,9 milhão de barris por dia em 2022 e 1,5 milhão de barris por dia em 2023.
O grupo também evitou revisar suas previsões de crescimento da demanda de petróleo para este ano e para o próximo. Ele espera que a demanda por petróleo cresça 2,6 milhões de barris por dia este ano e 2,2 milhões de barris por dia em 2023.
As últimas previsões da Opep sugerem que o grupo vê poucas razões até agora para esperar que a produção russa de petróleo seja afetada pelas últimas sanções ocidentais que visam as receitas de petróleo da Rússia. Uma proibição da União Europeia às importações de petróleo russo entrou em vigor no início do mês, assim como um plano liderado pelos Estados Unidos para limitar o preço do petróleo russo vendido internacionalmente.
Em seu relatório mensal do mercado de petróleo, a Opep revisou para cima sua previsão para a produção de petróleo russo no próximo ano para 10,11 milhões de barris por dia (bpd), de uma estimativa anterior de 10,08 milhões de bpd, mas observou que havia “alta incerteza” em torno da produção russa.
A proibição da União Europeia às importações de petróleo russo fez com que os fluxos da commodity russa para a Europa caíssem quase 1 milhão de barris por dia em novembro, ano a ano, informou a Opep, mas isso foi compensado pela compra por outras regiões. As importações turcas de petróleo russo aumentaram, observou a Opep, atingindo 400 mil barris por dia em relação a níveis menores no ano passado.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels