O Ibovespa futuro com vencimento em dezembro abre em queda seguindo o mau humor no exterior com os investidores preocupados com a possível recessão nos Estados Unidos. E dados da balança comercial na China
Por aqui é dia de decisão de política monetária e os investidores apostam na manutenção na taxa Selic em 13,75% ao ano e um comunicado mais agressivo e as atenções seguem para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no plenário do Senado, após a aprovação da véspera no texto na Comissão de Comissão e Justiça (CCJ) com alterações.
Os senadores aprovaram com unanimidade o gasto R$ 145 bilhões fora do teto por dois anos e a percepção de risco diminuiu um pouco, segundo analistas.
Ainda por aqui, o mercado acompanha o julgamento da constitucionalidade do orçamento secreto no Supremo Tribunal Federal (STF).
Às 9h46 (horário de Brasília) o Ibovespa futuro com vencimento em dezembro caía 1,09%, aos 109.480 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias operavam em queda. Na Ásia, os índices fecharam em queda.
Um gestor de investimentos do mercado financeiro que não quis se identificar disse que a queda forte na abertura do Ibovespa futuro reflete a preocupação no exterior “com uma recessão iminente nos Estados Unidos ademais de dados ruins na China; o Copom deve manter inalterada a taxa Selic”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels