beforeContent_c1:
Widget: 53:
Widget: 37:
trump wikimedia commons(1) destaque noticia

Câmara começa processo de votação de impeachment de Trump

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos iniciou o processo de votação do impeachment do presidente norte-americano, Donald Trump, depois de horas de debate. A expectativa é de que a impugnação seja aprovada e o processo siga imediatamente para o Senado.

A VOTAÇÃO

Os votos, que normalmente duram 15 minutos, dessa vez devem ser estendidos
porque as diretrizes de distanciamento social por conta da pandemia do novo
coronavírus exigem que os legisladores escalonem a votação em grupos para
diminuir o número de pessoas reunidas no plenário.

Se a maioria dos deputados votar em favor da resolução, Trump é impugnado. Com isso, a Câmara determina se e quando o artigo é enviado ao Senado.

PROCESSO NO SENADO

Ainda não está claro com que rapidez a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, transmitirá a resolução de impeachment ao Senado depois que for aprovada na Câmara. Não há sessão programada no Senado até 19 de janeiro, um dia antes de Joe Biden tomar posse como 46 presidente dos Estados Unidos.

O novo líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, está explorando um esforço para usar poderes de emergência para convocar o Senado de volta antes do dia 19, mas o atual líder da maioria, o republicano Mitch McConnell, precisa concordar.

Ainda que McConnel concorde, para ser impugnado, o artigo de impeachment de Trump precisa de pelo menos dois terços dos votos no Senado. Sem isso, o presidente norte-americano é absolvido.

Se a resolução obtiver o mínimo de dois terços dos votos dos senadores, votos separados ainda seriam necessários para proibir Trump de receber benefícios dados a ex-presidentes e para impedi-lo de futuros cargos políticos.

Com informações de:
Carolina Gama / Agência CMA
Copyright 2021 - Grupo CMA
*Imagem em destaque: Wikimedia commons

content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:
Widget: 39:
Widget: 38:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 58:
Widget: 59: