beforeContent_c1:
Widget: 53:
Widget: 37:
null

Ações do Carrefour caem após fim de negociações sobre fusão com a Couche-Tard


As ações do Carrefour registram a maior queda do Ibovespa na manhã desta segunda-feira (18) após a controladora Carrefour França informar que as negociações sobre uma fusão com o grupo canadense Alimentation Couche-Tard (Couche-Tard) foram encerradas.

Às 10h50 (horário de Brasília), os papéis (CRFB3) registravam queda de 2,90%, a R$ 19,70.

As empresas, no entanto, informaram que estenderão as discussões para avaliar eventuais oportunidades na área de parcerias operacionais.

Na última semana, as companhias iniciaram conversas para uma possível fusão. Entre as potenciais áreas de cooperação a serem exploradas, estavam o compartilhamento das melhores práticas relacionadas à combustíveis, acordos de compra conjunta, parceria em marcas próprias, melhoria na jornada do cliente por meio de inovação, além de formas de otimizar a distribuição de produtos.

Mas, no último dia 15, o governo da França impôs um veto "definitivo" ao projeto de fusão entre a francesa Carrefour e a canadense Alimentation Couche-Tard em nome da soberania alimentar e, se necessário, recorrerá a impedi-la por meio de um dispositivo legal em setores estratégicos.

O ministro da Economia francesa, Bruno Le Maire, destacou em entrevista ao canal "BFMTV" que sua posição sobre essa operação é, em suas palavras, um não educado, mas claro e definitivo.

"A segurança alimentar é estratégica para o nosso país e não vamos ceder a um dos grandes distribuidores franceses", disse Le Maire referindo-se às negociações que os dois grupos de distribuição reconheceram manter.

As discussões incluíam uma possível oferta da Couche-Tard de 20 euros (cerca de R$128,00) por cada ação do Carrefour, que teria sido avaliado em cerca de 14 bilhões de euros, cerca de 30% a mais do que valia na bolsa de valores antes de o projeto se tornar público.



Bruno Soares / Agência CMA
Copyright 2021 - Grupo CMA
Imagem em destaque: Piqsels.com

content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:
Widget: 39:
Widget: 38:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 58:
Widget: 59: