O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu para 46,2 pontos em novembro, de 47,8 em outubro, de acordo com dados revisados do S&P Global. A previsão era de 46,1 pontos, mesmo valor da leitura preliminar.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, caiu para 46,4 pontos em novembro, abaixo dos 48,2 pontos registrados em outubro.
“Os dados da pesquisa estão fornecendo um sinal oportuno de que a saúde da economia dos Estados Unidos está se deteriorando a uma taxa acentuada, com o mal-estar se espalhando por toda a economia para abranger tanto a manufatura quanto os serviços em novembro”, afirma o economista chefe de negócios da S&P Global, Chris Williamson.
“Os dados da pesquisa são amplamente consistentes com a contração da economia dos Estados Unidos no quarto trimestre a uma taxa anualizada de aproximadamente 1%, com o declínio ganhando força à medida que nos aproximamos do final do sim”, conclui.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels