Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo misto, após uma leve recuperação das mínimas dos dias depois da divulgação do relatório de empregos do país para novembro. Os investidores passaram a aguardar a próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) neste mês.
As ações caíram depois que o payroll dos Estados Unidos divulgados na manhã de hoje mostraram a criação de 263 mil vagas em novembro, um ganho maior do que o aumento de 200 mil esperado por economistas consultados pela Agência CMA.
A taxa de desemprego manteve-se estável em 3,7%. Os ganhos médios por hora também vieram acima das expectativas, saltando 0,6% em comparação com o mês anterior e 5,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Porém, o mercado reprimiu algumas dessas perdas nas horas seguintes. Analistas atribuíram o movimento aos investidores serem cada vez mais capazes de se livrar de indicadores econômicos individuais, após comentários na última quarta-feira do presidente do Fed, Jerome Powell, que pareciam confirmar a desaceleração dos aumentos de juros a partir de dezembro.
“Os comentários de Powell na quarta-feira deixaram claro a direção da viagem que os formuladores de políticas do Fed estão ansiosos para empreender, mas, em última análise, os dados devem permitir isso”, explica o analista da Oanda, Craig Erlam.
O payroll de novembro foi o último relatório mensal de emprego antes da reunião de dois dias do Fed, de 13 a 14 de dezembro, na qual o banco central deve desacelerar para um aumento de 0,5 ponto percentual (pp) da taxa de juros em relação aos aumentos de 0,75 pp vistos no mês passado.
No mercado de ações, os papéis da Zsclaer caíram 10,7% após seu relatório trimestral de lucros, apesar de a empresa ter divulgado fortes resultados. Os lucros e a receita foram mais fortes do que as expectativas dos analistas.
As ações da empresa de semicondutores Marvell caíram 1,5% depois que a empresa divulgou lucros e receitas mais fracos do que o previsto para o trimestre mais recente.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,10%, 34.429,88 pontos
Nasdaq 100: -0,18%, 11.461,5 pontos
S&P 500: -0,11%, 4.071,70 pontos
Confira a variação dos índices na semana:
Dow Jones: +0,24%
Nasdaq 100: +2,12%
S&P 500: 1,13%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA