beforeContent_c1:
Widget: 53:
Widget: 37:
vale navios porto destaque oticia divulgação

Após incêndio, BTG lança dúvidas sobre capacidade da Vale

Em nota a clientes nesta quarta-feira, o BTG Pactual levantou dúvidas sobre a previsão de produção da companhia para este ano, de entre 315 e 335 milhões de toneladas, devido ao incêndio em um de seus carregadores de navio do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão, na madrugada da última quinta-feira (14).

Segundo a Vale, o incidente foi contido sem vítimas, nem danos ambientais e o terminal continua em operação, sem impacto nas programações mensais de embarques de minério.

"O local afetado passa por avaliação e as causas do incidente estão sendo apuradas", disse a companhia, em nota.

Segundo o comentário do banco, o terminal Ponta da Madeira atende ao Sistema Norte, responsável por cerca de dois terços da produção da companhia.

A análise considerou que o incêndio pode impactar os mercados de minério de ferro e preços no futuro e põe em dúvida a previsão de volumes da Vale para 2021.

Ao considerar que qualquer redução teria impactos sobre os preços do minério de ferro, os analistas disseram que estão atualmente colocando os modelos de produção em 320 milhões de toneladas e apontaram uma expectativa de que os riscos de queda estão crescendo.

O comentário também chamou atenção para o fato de que qualquer rebaixamento adicional dos volumes da Vale pressionaria ainda mais os mercados de minério de ferro e poderia levar a um aumento adicional nos preços.

Ao assumir uma entrega de 320 milhões de toneladas, pela Vale, a previsão do BTG é de um déficit de cerca de 90 milhões de toneladas no mercado transocêanico de minério de ferro em 2021, assumindo um crescimento da produção de aço bruto chinesa de 2% ante 2020.

O banco também projeta pouco crescimento de oferta da Austrália e da capacidade de minério de ferro da China (com um teto em pouco mais de 200 milhões de toneladas) seguindo esse modelo.

Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2021 - Grupo CMA
*Imagem em destaque: Divulgação


content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:

VALE3 - ON - Vale

CNPJ: 33.592.510/0001-54
  • Preço: R$ 101,60
  • Vari.mês: 4,28%
  • Preço médio: R$ 99,75
Widget: 39:
Widget: 38:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 58:
Widget: 59: