Nesta última sessão, as bolsas de Nova York encerraram em baixa, aparentemente revertendo lucros recentes, sob a influência do aumento dos retornos dos Treasuries e em meio a especulações sobre o corte inicial das taxas pelo Federal Reserve (Fed).
- Dow Jones: caiu 0,11%, aos 36.204,44 pontos;
- S&P 500: perdeu 0,54%, aos 4.569,78 pontos;
- Nasdaq: fechou em baixa de 0,84%, aos 14.185,49 pontos.
Os principais índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, registrando perdas de 0,11%, 0,54% e 0,84%, respectivamente. Essa movimentação descendente surge em um contexto em que os juros dos Treasuries, que aliviaram na última sexta-feira, retomaram sua ascensão no início desta semana, exercendo pressão sobre as ações de empresas voltadas à tecnologia.
Incertezas com comentários do Federal Reserve (Fed)
Analistas do City Index apontam que esse comportamento cauteloso das ações sucede ganhos robustos em novembro. Comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre a prematuridade de especulações acerca da flexibilização da política monetária foram ‘ignorados’. Entretanto, Powell indicou que as taxas de juros estavam suficientemente restritivas, levantando a expectativa de um futuro corte nas taxas de juros.
Perspectivas divergentes de especialistas
Mohamed El-Erian, principal assessor econômico da Allianz, sugere que o Fed adotará uma postura mais cautelosa do que a expectativa do mercado, a menos que haja uma recessão iminente nos EUA. Suas palavras foram: “A menos que você acredite em uma recessão iminente nos EUA, as ações não deveriam estar neste patamar. Acredito que o Fed será muito cauteloso.”
Expectativas para o relatório de empregos
A atenção do mercado agora está direcionada ao relatório de empregos (payroll), agendado para a próxima sexta-feira. Esse interesse crescente se dá pela fase de silêncio entre os dirigentes da autoridade monetária americana.
Destaques entre as ações
Empresas associadas a criptomoedas estiveram em destaque, acompanhando a valorização do bitcoin. A Coinbase teve um salto de 5,48%, enquanto Riot Platforms e Marathon Digital, mineradoras de criptomoedas, avançaram 8,93% e 8,47%, respectivamente. A Uber viu suas ações subirem 2,28% após o anúncio da S&P Global sobre sua inclusão no índice S&P 500. Enquanto isso, o Spotify teve um aumento de 7,46% após revelar um plano de corte de 17% de seu quadro de pessoal.
Com informações do Broadcast
Imagem: Unsplash