O Seminário Regional do Centro OECD-CVM de Educação e Letramento Financeiro para a América Latina e o Caribe (ALC) já tem data marcada: dias 15 e 16/12. O evento é promovido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com apoio da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Após o período de pandemia, a iniciativa retoma o formato presencial, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mas haverá transmissão pela Internet.
Programação
Com tema Letramento financeiro para atender os desafios futuros da ALC, o encontro será dividido em dois dias:
- 15/12: seminário regional de Letramento Financeiro.
- 16/12: workshop de educação financeira nas escolas.
Ao todo, serão quatro painéis no primeiro dia de evento. Dentre os assuntos a serem debatidos, estão o papel dos reguladores financeiros no fortalecimento da resiliência financeira individual e as iniciativas de educação financeira para comunidades tradicionais, como indígenas. Os eventos serão seguidos do 6º encontro da rede regional de educação financeira, formada por autoridades públicas e reguladores financeiros da América Latina e Caribe.
Confira a programação completa:
15/12
Sessão 1: O papel dos reguladores financeiros no apoio à resiliência e bem-estar financeiro individual
Sessão 2: As implicações da inovação para o letramento financeiro
Palestra: Coletando dados para estratégias nacionais de letramento financeiro
Sessão 3: Transpondo a última milha para os consumidores em toda a ALC: o papel das partes interessadas (stakeholders) privadas e sem fins lucrativos
Sessão 4: Iniciativas de educação financeira para povos indígenas
16/12
Foco no ensino do letramento financeiro na escola
6ª Reunião da Rede Regional da ALC da OCDE/INFE: programa de trabalho da Rede para 2023 e 2024; mesa redonda sobre letramento financeiro para seguros e previdência na ALC; iniciativas recentes, desafios e avanços nas suas atividades de educação financeira dos membros da Rede.
Inscreva-se
Para conferir os detalhes da programação completa do evento – que terá tradução simultânea – e realizar sua inscrição, clique aqui.
Sobre o Centro CVM e OCDE de Educação Financeira
O Centro foi lançado em 2016, com a assinatura de Memorando de Entendimento entre a Autarquia e a OCDE e segue trazendo para a pauta de discussão e colaboração entre autoridades e reguladores as perspectivas regionais da educação financeira, incluindo sua relação como temas como inovação financeira e finanças sustentáveis.
Atualmente, 51 autoridades públicas (bancos centrais, autoridades do mercado financeiro, ministérios das finanças, política social e educação), de 22 países da ALC, integram a Rede Regional da International Network for Financial Education (INFE) da OCDE.
Com informações da Anbima.