Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo positivo, com o Nasdaq subindo mais de 4%, após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, sinalizar que o banco central deve desacelerar o ritmo do aperto monetário que vem sendo promovido nas últimas quatro reuniões.
Powell afirmou, no entanto, que para estabilizar os preços no país será preciso manter a política monetária restritiva por algum tempo como forma de reequilibrar a demanda e a oferta no mercado de trabalho.
O presidente do Fed disse em painel de evento realizado pela Brookings Institution que já deve ser hora de moderar o ritmo de aumento de taxas básicas na próxima reunião de dezembro, destacando que, agora, a questão principal é até quanto aumentá-las e por quanto tempo permanecer assim.
Powell também disse acreditar na possibilidade de um “soft landing”, ou seja, uma redução da inflação sem a entrada do país em uma recessão.
Os comentários do presidente do Fed reforçaram o otimismo entre alguns investidores de que o banco central entregará um aumento de 0,5 ponto percentual (pp) em sua próxima reunião, após quatro aumentos consecutivos de 0,75 pp. Qualquer sinal de uma virada em futuros aumentos de juros provavelmente traria otimismo os mercados.
“Comentários anteriores [de Powell] fizeram pouco além de sinalizar aumento de juros. Powell ainda não explicou o mecanismo pelo qual o aumento das taxas deve reduzir a inflação (o que importa para analisar quando as taxas podem atingir o pico)”, explicam analistas do UBS.
A notícia também teve impacto no mercado de títulos, com os juros projetados dos Treasuries para 10 anos recuando ligeiramente após as falas de Powell.
As ações da Petco saltaram 16,3% depois de reportar receita do terceiro trimestre ligeiramente acima das estimativas de Wall Street. As vendas comparáveis da varejista de produtos para pets subiram 4,1% nas lojas.
No setor de tecnologia, os papéis da Hewlett Packard (HP) subiram 3,9% depois que a empresa divulgou batidas no topo e nos resultados do trimestre mais recente. Também emitiu uma forte orientação de receita.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +2,18%, 34.589,77 pontos
Nasdaq 100: +4,41%, 11.468,0 pontos
S&P 500: +3,09%, 4.080,11 pontos
Confira a variação dos índices no mês:
Dow Jones: +5,65%
Nasdaq 100: +4,28%
S&P 500: +5,36%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA